quarta-feira, 22 de abril de 2009

Quinta de Marques Gomes...destuída!!

Estes dias tenho assistido com grande tristeza à destruição de mais um excelente local para a prática de BTT. A quinta de Marques Gomes, em Vila Nova de Gaia, não conseguiu resistir à especulação imobiliária e está a ser completamente destruída.
Este espaço verde, junto à foz do rio Douro, tinha sido desocupado pelos proprietários depois do 25 de Abril de 74. Durante anos a quinta foi ocupada por algumas instituições que aproveitaram os edifícios para se alojarem, mas todo o espaço verde foi votado ao abandono durante anos a fio. Ultimamente o espaço era utilizado por betetistas e por praticantes de paintball que davam um colorido diferente ao espaço. Ao longo de toda a quinta existiam trilhos marcados que permitiam aos ciclistas rolarem de forma ordeira atravessando trilhos ao gosto do freguês, isto é, existiam trilhos e passagem para todos os gostos e técnica.
Gaia ficou mais pobre em termos de BTT, até quando a serra de Canelas conseguirá resistir à desflorestação, aos incêndios, aos aterros e sobretudo ao avanço do betão?!
Espero que isso nunca se concretize e que as autoridades competentes façam da serra um santuário para a prática de BTT...

Sem comentários: