terça-feira, 9 de setembro de 2008

6º semana (8 a 14 de Setembro)


Nesta semana iniciei um treino de base diferente do que estava a praticar no mês passado. Deixo de fazer LSD e passo a fazer um treino de base intensivo. Passo a explicar, o treino de base intensivo é caracterizado por sessões de treino mais curtas que as LSD mas com uma intensidade maior. O propósito deste tipo de treino é influenciar positivamente a transição entre o metabolismo dos lípidos e dos hidratos de carbono. É importante ainda na aproximação de provas uma vez que trabalha a resistência de fundo, ou seja, beneficia o atleta para que possa pedalar durante mais tempo a uma velocidade maior. Comecei com este esquema nesta semana porque se avizinha mais uma prova de extrema resistência, as 24h de Viseu a realizar-se nos dias 4 e 5 de Outubro. Não é que este seja o tipo ideal de treino para esta prova, mas uma vez que iniciei agora o treino de base vou encarar esta prova mais como uma sessão de treino "bruto" em vez de a considerar a "prova do ano".

No início da semana fui convidado pelo meu patrocinador, Paulo Rodrigues da PatoCycles, para participar nas 3h de Castelo Branco no dia 20 deste mês, aceitei de imediato mas ciente que ainda não estou a 100% das minhas capacidades, não lhe prometi uma boa classificação.

Histórias da semana
Sexta-feira, mais um dia de treino normal a não ser um pequeno incidente, estive a pequenos centímetros de ser brutalmente atropelado!!!! Não é que ao aproximar-me de um entroncamento à direita uma crente colocou na cabeça que tinha de passar/virar à minha frente...depois de travar,controlar a bike e apanhar os....que me tinham caído, a "linda" ainda se vira para mim e diz: - "Onde é que está o sinal?!" Ao qual respondi: -"Sinal, que sinal se quero continuar a minha marcha em frente....". -"Mas é que tem de dar sinal, eu não adivinho que quer ir em frente!!". E eu, parvo da minha vida perante tamanha estupidez: -"Mas, então eu é que tenho de dar sinal para seguir em frente ou é a sra que, uma vez que ver virar à direita, tem de assinalar a manobra e esperar que os veículos que vão à sua frente passem?". Responta pronta: -"Mas se queria ir em frente tinha de ir no meio da rua!!". -"No meio da rua?! A sra está a pensar bem no que está a dizer? Então eu, segundo o código da estrada, tenho de andar sempre o mais à direita possível e a sra está a afirmar que tenho de andar no meio? Deixe-me adivinhar, se me visse no meio da estrada, buzinava e ainda me insultava...". Entretanto chegou um transeunte que assistiu a tudo e aconselhou a sra a ir embora uma vez que não tinha razão nenhuma. A sujeita, furiosa por não vender o seu "peixe" a ninguem, acelerou a toda a velocidade e desapareceu numa nuvem de escape preto! Não sei se me ouviu, mas desejei-lhe uma boa viagem, dizendo..."Vá com Deus!".....
Este Domingo aceitei um convite de participar num treino de Rugby com a equipa do CDUP. Não, não pensem que andei com o "melão" nas mãos e/ou a fazer algumas placagens! Pelo contrário, a equipa de Ragby veio para o monte fazer um treino de BTT!! Foi uma risota pegada ver uns verdadeiros "monstros" musculados a pedalar. A brutalidade com que castigavam os crenques e as mudanças foi deveras hilariante, e no momento todos chegamos a uma conclusão, afinal força bruta não é sinónimo de condição física para praticar qualquer desporto. É que o trabalho muscular empregue nas diferentes modalidades é muito diferente. A própria fisionomia dos atletas difere, um ciclista é esguio e leve enquanto um praticante de rugby é robusto e muito pesado, daí que eles tenham sentido alguma dificuldade em ultrapassar algumas subidas mais pronunciadas. Foi deveras engraçada a experiência! Ficou prometido uma perninha minha num dos treinos da equipa no território deles... agarrado ao "melão"!!!

Resumo da semana: 413,59Km percorridos; 24,64Km/h de média; 16:47h de treino efectivo.

Sem comentários: