sexta-feira, 26 de setembro de 2008

8ª Semana (22 a 28 de Setembro)

Esta semana fiz um treino mais específico do que nas semanas anteriores. Durante a prova de resistência em Castelo Branco reparei que me faltava um pouco de força nas pernas, por isso esta semana foi pautada com sessões de treino em que a duração e a quilometragem das mesmas foi mais reduzida, mas a carga substancialmente maior. Coloquei andamentos mais pesados e forcei o ritmo cardíaco de forma a aumentar a minha massa muscular e consequentemente a tal força que me faltava. Este tipo de exercício não era o mais indicado para esta fase do meu treino, mas uma vez que nos dias 4 e 5 de Outubro tenho uma prova de 24h em Viseu fui obrigado a alterar um pouco o esquema, sem contudo comprometer a minha preparação para a época que se avizinha.

Esta semana não houve nada de extraordinário a registar a não ser o forte vento que soprou durante toda a semana, fazendo com que as sessões de treino fossem mais duras (como eu gosto!!). Aproveitei ainda para fazer uma revisão à minha suspensão, uma vez que não treinei no fim de semana devido a um fim de semana a dois....
Registo da semana: 159,64Km percorridos; 27,93Km/h de média; 5:43h de treino efectivo.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

7ª Semana (15 a 21 de Setembro)


Esta semana de treino foi pautada por algumas peripécias, entre as quais, um carril do meu selim partido. Estava eu a pedalar calmamente (como manda o meu plano de treino) quando ouço um tilintar metálico atrás de mim. Abrandei e reparei que algo se tinha soltado da bike, nada mais nada menos que um pedaço do meu selim! como não podia fazer nada para remediar a situação e estava a uns bons 25Km de distância de casa, lá tive que fazer o restante treino de pé. Também se pedala, apesar de ser um pouco desconfortável ao fim de alguns, longos, minutos.

No Sábado fui fazer as 3h de resistência de Castelo Branco. O conceito foi muito engraçado, o nome da prova dizia tudo, 3h Day & Night, ou seja, a prova começou, às 18:30h e prolongou-se até às 21:30h. Foi um fim de tarde e início de noite muito agradável, uma vez que a temperatura ambiente era algo elevada, assim como a humidade do ar. Como estava à espera a minha prestação não foi muito boa, relativamente ao resto do "pelotão", uma vez que ainda estou no início do meu treino. Encarei esta prova como um treino duro e não como uma competição, apenas deixei um pequeno ar da minha graça quando logo no início saltei para a dianteira e puxei um pouco pelo pessoal, fazendo aquecer as hostilidades. No final terminei a prova em nono lugar com dez voltas percorridas num percurso com pouco mais de 5Km. O que mais me agradou neste treino foi mesmo o percurso citadino onde não faltaram as enormes escadarias que ligavam a zona dos castelo até à baixa da cidade. Rampas e degraus fizeram as delícias dos mais radicais...

Resumo da semana: 200,97Km percorridos; 21,96Km/h de média; 9:09h de treino efectivo

terça-feira, 9 de setembro de 2008

6º semana (8 a 14 de Setembro)


Nesta semana iniciei um treino de base diferente do que estava a praticar no mês passado. Deixo de fazer LSD e passo a fazer um treino de base intensivo. Passo a explicar, o treino de base intensivo é caracterizado por sessões de treino mais curtas que as LSD mas com uma intensidade maior. O propósito deste tipo de treino é influenciar positivamente a transição entre o metabolismo dos lípidos e dos hidratos de carbono. É importante ainda na aproximação de provas uma vez que trabalha a resistência de fundo, ou seja, beneficia o atleta para que possa pedalar durante mais tempo a uma velocidade maior. Comecei com este esquema nesta semana porque se avizinha mais uma prova de extrema resistência, as 24h de Viseu a realizar-se nos dias 4 e 5 de Outubro. Não é que este seja o tipo ideal de treino para esta prova, mas uma vez que iniciei agora o treino de base vou encarar esta prova mais como uma sessão de treino "bruto" em vez de a considerar a "prova do ano".

No início da semana fui convidado pelo meu patrocinador, Paulo Rodrigues da PatoCycles, para participar nas 3h de Castelo Branco no dia 20 deste mês, aceitei de imediato mas ciente que ainda não estou a 100% das minhas capacidades, não lhe prometi uma boa classificação.

Histórias da semana
Sexta-feira, mais um dia de treino normal a não ser um pequeno incidente, estive a pequenos centímetros de ser brutalmente atropelado!!!! Não é que ao aproximar-me de um entroncamento à direita uma crente colocou na cabeça que tinha de passar/virar à minha frente...depois de travar,controlar a bike e apanhar os....que me tinham caído, a "linda" ainda se vira para mim e diz: - "Onde é que está o sinal?!" Ao qual respondi: -"Sinal, que sinal se quero continuar a minha marcha em frente....". -"Mas é que tem de dar sinal, eu não adivinho que quer ir em frente!!". E eu, parvo da minha vida perante tamanha estupidez: -"Mas, então eu é que tenho de dar sinal para seguir em frente ou é a sra que, uma vez que ver virar à direita, tem de assinalar a manobra e esperar que os veículos que vão à sua frente passem?". Responta pronta: -"Mas se queria ir em frente tinha de ir no meio da rua!!". -"No meio da rua?! A sra está a pensar bem no que está a dizer? Então eu, segundo o código da estrada, tenho de andar sempre o mais à direita possível e a sra está a afirmar que tenho de andar no meio? Deixe-me adivinhar, se me visse no meio da estrada, buzinava e ainda me insultava...". Entretanto chegou um transeunte que assistiu a tudo e aconselhou a sra a ir embora uma vez que não tinha razão nenhuma. A sujeita, furiosa por não vender o seu "peixe" a ninguem, acelerou a toda a velocidade e desapareceu numa nuvem de escape preto! Não sei se me ouviu, mas desejei-lhe uma boa viagem, dizendo..."Vá com Deus!".....
Este Domingo aceitei um convite de participar num treino de Rugby com a equipa do CDUP. Não, não pensem que andei com o "melão" nas mãos e/ou a fazer algumas placagens! Pelo contrário, a equipa de Ragby veio para o monte fazer um treino de BTT!! Foi uma risota pegada ver uns verdadeiros "monstros" musculados a pedalar. A brutalidade com que castigavam os crenques e as mudanças foi deveras hilariante, e no momento todos chegamos a uma conclusão, afinal força bruta não é sinónimo de condição física para praticar qualquer desporto. É que o trabalho muscular empregue nas diferentes modalidades é muito diferente. A própria fisionomia dos atletas difere, um ciclista é esguio e leve enquanto um praticante de rugby é robusto e muito pesado, daí que eles tenham sentido alguma dificuldade em ultrapassar algumas subidas mais pronunciadas. Foi deveras engraçada a experiência! Ficou prometido uma perninha minha num dos treinos da equipa no território deles... agarrado ao "melão"!!!

Resumo da semana: 413,59Km percorridos; 24,64Km/h de média; 16:47h de treino efectivo.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

2º Mesociclo (5ª semana)


Iniciei mais um mesociclo em que o principal objectivo é continuar com o treino de base. Nesta primeira semana rolei com andamentos inferiores a 65% do meu bpm max, mas na próxima semana elevarei um pouco mais esta fasquia (depois explico o propósito).

Curiosidade da semana... Red Bull Air Race...não podia deixar de falar neste evento uma vez que algumas das minhas sessões de treino foram interrompidas pelos aviões, ou melhor, pelo imenso público que assistia aos treinos/qualificações. Até eu próprio me rendi à espectacularidade das manobras e parei uns minutos a apreciar o momento. Loucura mesmo!!

Resumo da semana: 206,4Km percorridos; 25,4Km/h de média; 8:08h de trino efectivo

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Férias!!!


Depois de um ano de muito trabalho as merecidas férias! Quem me estiver a ler e conhecer a minha profissão até deve estar a rir....é que ao contrário do que dizem, nós os professores até trabalhamos e que a história de que temos muitas férias não é bem verdade. Acreditem ou não este ano lectivo só tive na realidade uma semana de férias. Tudo bem que se deveu e deve à minha pós graduação, mas no geral não acreditem nos 3 meses de papo para o ar!!!

Bem, como tinha dito esta semana não pedalei por respeito à minha mulher e porque também não se pode exagerar muito dos treinos. O corpo já estava a pedir um descanço, ou melhor, a minha zona perianal já estava a pedir um alívio da pressão do selim...é que a sensação de "esfolado" teimava a não desaparecer. Por tudo isto fui fazer uns dias de campismo em Cabeceiras de Basto aproveitando para fazer umas caminhadas pelos PR´s da região (possíveis locais de treino....hehehehe). Para terminar a semana fui para o Gerês apanhar um pouco do ar serrano (cheguei a ver saraiva e trovoada a cair como se não houvesse amanhã...) e continuar a fazer umas caminhadas soft. Posto isto, como o mote desta semana foi passear e comer qb, lá ganhei uns quilitos, nada que o treino das próximas semanas não queimem.